NOSSA MISSÃO
A creche hoje, além
de uma necessidade é um direito de toda e qualquer criança, independente de
classe, gênero, cor ou sexo.
O trabalho na creche não
preconiza substituir os cuidados maternos ou preparar as crianças para a
escola, mas, focalizar a própria criança em seu desenvolvimento presente, nas
relações dela com outras crianças e com sua realidade cultural.
Entendendo a criança
como alguém em desenvolvimento, compreende-se que não se age com ela como se
esta não interagisse. A criança mesmo pequena tem suas vontades, particularidades,
suas necessidades e desejos que precisam ser considerados, compreendidos e
respeitados. Toda ação precisa ser refletida, discutida antes de ser praticada.
São as opiniões e as divergências que impulsionam as reflexões que nos fazem
crescer e amadurecer como pessoa. Daí a importância de um trabalho consciente e
responsável focado nas necessidades e peculiaridades das crianças.
O desafio que se coloca é
observar, organizar espaços, tempos e materiais, acompanhar e responder às
crianças sem antecipar suas conquistas ou fechar rigidamente sentidos a
respeito de suas explorações, proporcionando um ambiente onde partilhar, trocar
e conversar são práticas cotidianas nas quais as crianças possam se envolver,
experimentando contatos visuais e corporais. Isso coloca o adulto-educador no
lugar de mediador do contato da criança com o coletivo e os significados
culturalmente dominantes.
Cuidado e educação estão
interligados no cotidiano da creche. Quando a criança é alimentada, precisa
tomar banho, dormir ou brincar, são situações que soam como mero assistencialismo,
requerendo uma dinâmica um tanto mecânica e prática vista por alguns como pouco
importante; no entanto, são nesses momentos em que se instiga a criança a ser
autônoma, responsável, ativa, interagindo com os demais. É a identidade da
criança que está se formando, e as atividades diárias são participantes deste
processo, pois são nas simples situações que se transmitem valores, crenças e
costumes da sociedade. São nesses momentos compreendidos como simples que se
constrói e reconstrói a história social subjetiva e coletiva de uma cultura.
A presença, entre
familiares e profissionais da educação, do sentimento de estar em um lugar que
acolhe é fundamental para garantir uma educação infantil de qualidade. E esse
sentimento, naturalmente percebido e compartilhado pelas crianças, somente pode
ser fruto do respeito, da alegria, da amizade, da consideração entre todos.
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