2012 PROJETO ACALANTAR



PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL


Tecemos nosso processo de apropriação do conhecimento mediatizado pela história, por nossas histórias, histórias de sujeitos-autores. A partir daí, mais do que de técnicas, fomos atrás das experiências vividas, da nossa vida, resgatando-as, revivendo-as”. (FRANGELLA, 1999)


As relações no universo infantil estão permeadas pelas emoções. Professores, gestores, funcionários, crianças, pais e diversas instâncias da comunidade local e de toda a sociedade estão em constante interação e troca afetiva, as quais têm uma importante repercussão no clima da Creche e no processo educativo.
Uma criança é um ser de emoção e de ação. Cada criança, em sua singularidade, comporta-se em função de sua afetividade, de sua experiência emocional. Os afetos, as emoções e os sentimentos são essenciais e devemos conciliá-los com a objetividade, a lucidez e o espírito crítico que a Creche tem como missão desenvolver. Uma criança pequena aprende investindo sua corporeidade, sua sensibilidade e seu imaginário. É preciso primeiro sonhar o mundo para depois compreendê-lo.
A educação das crianças consiste em organizar atividades nas quais elas aprendam juntas a cooperar. Dessa perspectiva, os adultos têm um dever de exemplaridade: os professores, os pais, os educadores, que participam dessa educação também devem cooperar, colocando em prática uma parceria que respeite sempre o ponto de vista do outro, a mais cordial possível.
A presença, entre familiares e profissionais da educação, do sentimento de estar em um lugar que acolhe é fundamental para garantir uma educação infantil de qualidade. E esse sentimento, naturalmente percebido e compartilhado pelas crianças, somente pode ser fruto do respeito, da alegria, da amizade, da consideração entre todos. 
Em uma escola entendida dessa maneira, abrimos espaço a opiniões e desejos diferentes, a circunstâncias e capacidades distintas, a interesses variados de crianças, famílias e profissionais. Para tanto, precisamos pensar na humanização das relações criando vínculos, respeitando as crianças, ouvindo-as, trabalhando junto a elas valores como solidariedade, contato e cuidado com o próprio corpo, com a natureza, com o meio ambiente e os animais; incentivando cuidados básicos pessoais, cuidado com seus pertences, seus brinquedos e seus espaços de convivência.
A práxis pedagógica deve ser pontuada pelas interações estabelecidas entre sujeitos, cultura, objetos e espaços que formatam o processo educativo: crianças, professores, funcionários da instituição, pais, comunidade, conteúdos e valores ressaltados, de acordo com o interesse que move o grupo. Essas interações, pautadas pelas trocas afetivas e vínculos, são constituídas com base em uma relação de confiança mútua e na crença de que a ação coletiva é um desafio a ser ultrapassado neste contexto atual.



OBJETIVO GERAL
Acalanto significa mimar alguém, tratar com carinho, e vem da palavra acalentar.  Acalanto é aconchegar alguém, geralmente crianças e bebês, fazer muitos afagos e carícias. Repensando o papel da Creche Municipal Acalanto na comunidade em que está inserida, objetivamos no PROJETO ACALANTAR, resgatar e ratificar a missão da Creche: Cuidar, Educar e Ser Feliz, estando atentos à adequação da experiência a cada faixa etária, promovendo um ambiente harmonioso e festivo, visando proporcionar a vivência de valores fundamentais a Educação Infantil: Criatividade, Ludicidade, Musicalidade, Cooperação, Socialização e Autonomia.

O projeto foi elaborado com base nos princípios educativos desta Secretaria Municipal de Educação, e subdividido nos subprojetos, descritos abaixo:
Ø      Oh! Abre alas, a Acalanto está no ar!
Favorecer um ambiente acolhedor, introduzindo o aluno ao grupo e ao ambiente, transmitindo segurança, confiança e fortalecendo as atividades de rotina gradativamente, proporcionando um espaço de desenvolvimento e de aprendizagem, identificando as diversidades e valorizando o múltiplo.
Ø      Canto, Conto e Encanto na Acalanto!
Desenvolver a linguagem oral através do cantar, dançar, desenhar, brincar, estimulando a afetividade e a socialização, desenvolvendo a percepção auditiva, visual e tátil, estimulando a criatividade, a curiosidade da criança, a autoestima, os hábitos e atitudes, além de reconhecer o espaço físico da creche, estabelecendo vínculos interpessoais entre a família, escola e comunidade, para que todos aprendam juntos.
Ø      Sou Acalanto, sou criança!
Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança, possibilitando vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidade no diálogo e conhecimento da diversidade e incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
Paralelamente aos projetos serão realizadas atividades alusivas às datas comemorativas.

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