PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL
Tecemos nosso processo de
apropriação do conhecimento mediatizado pela história, por nossas histórias,
histórias de sujeitos-autores. A partir daí, mais do que de técnicas, fomos
atrás das experiências vividas, da nossa vida, resgatando-as, revivendo-as”.
(FRANGELLA, 1999)
As relações no universo infantil estão permeadas pelas
emoções. Professores, gestores, funcionários, crianças, pais e diversas
instâncias da comunidade local e de toda a sociedade estão em constante interação
e troca afetiva, as quais têm uma importante repercussão no clima da Creche e
no processo educativo.
Uma
criança é um ser de emoção e de ação. Cada criança, em sua singularidade,
comporta-se em função de sua afetividade, de sua experiência emocional. Os
afetos, as emoções e os sentimentos são essenciais e devemos conciliá-los com a
objetividade, a lucidez e o espírito crítico que a Creche tem como missão
desenvolver. Uma criança pequena aprende investindo sua corporeidade, sua
sensibilidade e seu imaginário. É preciso primeiro sonhar o mundo para depois
compreendê-lo.
A
educação das crianças consiste em organizar atividades nas quais elas aprendam
juntas a cooperar. Dessa perspectiva, os adultos têm um dever de exemplaridade:
os professores, os pais, os educadores, que participam dessa educação também
devem cooperar, colocando em prática uma parceria que respeite sempre o ponto
de vista do outro, a mais cordial possível.
A presença, entre familiares e profissionais da educação, do
sentimento de estar em um lugar que acolhe é fundamental para garantir uma
educação infantil de qualidade. E esse sentimento, naturalmente percebido e
compartilhado pelas crianças, somente pode ser fruto do respeito, da alegria,
da amizade, da consideração entre todos.
Em uma
escola entendida dessa maneira, abrimos espaço a opiniões e desejos diferentes,
a circunstâncias e capacidades distintas, a interesses variados de crianças,
famílias e profissionais. Para tanto, precisamos pensar na humanização das relações
criando vínculos, respeitando as crianças, ouvindo-as, trabalhando junto a elas
valores como solidariedade, contato e cuidado com o próprio corpo, com a
natureza, com o meio ambiente e os animais; incentivando cuidados básicos
pessoais, cuidado com seus pertences, seus brinquedos e seus espaços de
convivência.
A
práxis pedagógica deve ser pontuada pelas interações estabelecidas entre
sujeitos, cultura, objetos e espaços que formatam o processo educativo:
crianças, professores, funcionários da instituição, pais, comunidade, conteúdos
e valores ressaltados, de acordo com o interesse que move o grupo. Essas
interações, pautadas pelas trocas afetivas e vínculos, são constituídas com
base em uma relação de confiança mútua e na crença de que a ação coletiva é um
desafio a ser ultrapassado neste contexto atual.
OBJETIVO GERAL
Acalanto significa
mimar alguém, tratar com carinho, e vem da palavra acalentar. Acalanto é
aconchegar alguém, geralmente crianças e bebês, fazer muitos afagos e carícias.
Repensando o papel da Creche Municipal Acalanto na comunidade em que está
inserida, objetivamos no PROJETO ACALANTAR, resgatar e ratificar a missão da
Creche: Cuidar, Educar e Ser Feliz, estando atentos à adequação da experiência
a cada faixa etária, promovendo um ambiente harmonioso e festivo, visando proporcionar
a vivência de valores fundamentais a Educação Infantil: Criatividade,
Ludicidade, Musicalidade, Cooperação, Socialização e Autonomia.
O projeto foi elaborado com base nos princípios
educativos desta Secretaria Municipal de Educação, e subdividido nos
subprojetos, descritos abaixo:
Ø Oh! Abre alas, a Acalanto está no ar!
Favorecer um
ambiente acolhedor, introduzindo o aluno ao grupo e ao ambiente, transmitindo
segurança, confiança e fortalecendo as atividades de rotina gradativamente,
proporcionando um espaço de desenvolvimento e de aprendizagem, identificando as
diversidades e valorizando o múltiplo.
Ø Canto, Conto e Encanto na Acalanto!
Desenvolver a linguagem oral através
do cantar, dançar, desenhar, brincar, estimulando a afetividade e a
socialização, desenvolvendo a percepção auditiva, visual e tátil, estimulando a
criatividade, a curiosidade da criança, a autoestima, os hábitos e atitudes, além
de reconhecer o espaço físico da creche, estabelecendo vínculos interpessoais
entre a família, escola e comunidade, para que todos aprendam juntos.
Ø Sou Acalanto, sou criança!
Promover o
conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais,
expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da
individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança, possibilitando
vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que
alarguem seus padrões de referência e de identidade no diálogo e conhecimento
da diversidade e incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o
questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza.
Paralelamente
aos projetos serão realizadas atividades alusivas às datas comemorativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário