2013 - RIO DE JANEIRO: ACALANTO CONHECE E CUIDA



PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL



O Projeto Político Pedagógico de nossa creche tem como eixo principal o resgate e a valorização da identidade pelo viés da afetividade. No ano de 2012, com o Projeto Acalantar, demos início ao fortalecimento da imagem da Creche Municipal 05.14.606 Acalanto, enquanto uma instituição de qualidade que atende a várias comunidades no bairro de Thomáz Coelho e demos rosto e voz as nossas crianças, responsáveis e  educadores que viram o sucesso do seu esforço em prol da educação de qualidade. A creche, agora conhecida pelo nome, já é  referencial na comunidade em que está inserida.

Neste ano, projetamos ultrapassar os muros da creche: Apresentar o município do Rio de Janeiro, algo que vai além dos olhos de nossas crianças e da comunidade onde vivem.

O município do Rio de Janeiro será palco de importantes eventos mundiais o que nos leva a considerar a importância da nossa participação enquanto cidadãos cariocas, vivenciando uma série de mudanças na paisagem natural e urbana, inseridos neste contexto de inovações tecnológicas que revolucionam a vida cotidiana da nossa cidade e dos indivíduos que nela residem.

A escolha da temática “Rio de Janeiro” envolve a princípio o conhecimento e a descoberta, de modo global, da cidade onde moramos, em que nós educadores, devemos mostrar/trabalhar o dito “desconhecido” com as crianças da creche extrapolando essas informações a nossa comunidade. Propor momentos de curiosidades, de descobertas e também de experimentos e vivências, conhecendo em pouco das histórias, das nossas origens “cariocas”, apresentando as crianças as ferramentas necessárias para conhecerem sua formação, sua história familiar, religiosa, pessoal, local e cultural.

Esses são os fatores, que hoje, constroem esse “Eu” capaz de criar o “Nós”. O “Nós” família, o “Nós” Acalanto, o “Nós” Rio de Janeiro.

A novidade encanta as crianças. Quando somos capazes de engendrar à rotina da creche o novo, a fantasia, o lúdico, promovemos seu desenvolvimento de maneira definitiva. Enchemos o “tudo que elas precisam” de “tudo o que elas querem”.

Por essa razão, cada atividade desenvolvida de acordo com a matriz curricular precisa conter essa “novidade” que personificamos com os projetos. Ao tratar do Rio de Janeiro, tudo pode ser relacionado ao lugar que moramos, as coisas que nele vimos e as pessoas que aqui vivem conosco.



OBJETIVO GERAL



Promover junto às crianças o reconhecimento político, histórico, geográfico e social do município do Rio de Janeiro. Par tal, partiremos das perspectivas das crianças para abordar os diferentes espaços presentes em nosso município como o escolar, familiar, rural, urbano e suburbano, abordando às condições que incidem sobre esses espaços, aos elementos que o constituem, condicionam, determinam e transformam. De modo que as crianças possam se reconhecer como sujeitos de lugares e de contextos, situados no tempo em que agem.



Segundo BABOSA &  HORN (2008):

A aprendizagem somente será significativa se houver a elaboração de sentido e se essa atividade acontecer em um contexto histórico e cultural, pois é na vida social que os sujeitos adquirem marcos de referência para interpretar as experiências e aprender a negociar os significados de modo congruente com as demandas da cultura.



Considerando esse pressuposto, o presente projeto foi elaborado com base nos princípios educativos desta Secretaria Municipal de Educação, e dividido em três eixos, descritos abaixo, que se desdobram em subprojetos, de modo a atingir os objetivos propostos.



1º TRIMESTRE: O Rio que Eu vejo – fevereiro a abril



Identificar o lugar em que vivemos, conhecer e comparar as semelhanças e diferenças das paisagens, bem como suas relações com o trabalho, lazer e cultura em diferentes modos de vida.





Culminância: O MAR na Acalanto: Exposição de trabalhos de artes (maquetes, pinturas do Rio)



2º Trimestre: O Rio em transformação: eu reaproveito – maio a agosto



Refletir sobre o tempo histórico por meio do recorte (foco) das brincadeiras, levantando as diferenças do modo de brincar de hoje e da época dos nossos pais e avós.

Conhecer e comparar as semelhanças e diferenças das paisagens, bem como suas relações com o trabalho, lazer e cultura em diferentes modos de vida.

Desenvolver hábitos que priorizem o reaproveitamento de materiais/alimentos/matérias-primas, construindo objetos de uso coletivo com materiais recicláveis a partir da exploração conceitual dos 3 Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar)




Culminância:Exposição: “Reciclar é uma questão de Acalantar: O Rio precisa disto!” brinquedos, comidas, objetos/coisas, ervas/chás. Caderno de receitas e degustação para os pais.



3º Trimestre: O Rio que nós curtimos – setembro a dezembro



Apresentar lugares que ofereçam diversão, arte e entretenimento como museus, parques, shoppings, praças e jardins, destacando instituições que privilegiam eventos valorizando a cultura e a arte popular como o CCBB, Jardim Botânico, Parque Lage, Quinta da Boa Vista, Parque de Madureira e criando um roteiro de sugestões a eventos/passeios de baixo custo incentivando, facilitando e orientando o acesso à cultura;

Valorizar a arte no Rio de Janeiro através de diferentes tipos de materiais e expressões artísticas;

Resgatar o jogo e a brincadeira carioca

Apresentar a diversidade de esportes e esportistas campeões do Rio;




Culminância: Papai Noel carioca vem a creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário