PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL
O Projeto Político Pedagógico de
nossa creche tem como eixo principal o resgate e a valorização da identidade
pelo viés da afetividade. No ano de 2012, com o Projeto Acalantar, demos início
ao fortalecimento da imagem da Creche Municipal 05.14.606 Acalanto, enquanto
uma instituição de qualidade que atende a várias comunidades no bairro de Thomáz
Coelho e demos rosto e voz as nossas crianças, responsáveis e educadores que viram o sucesso do seu esforço
em prol da educação de qualidade. A
creche, agora conhecida pelo nome, já é referencial
na comunidade em que está inserida.
Neste
ano, projetamos ultrapassar os muros da creche: Apresentar o município do Rio
de Janeiro, algo que vai além dos olhos de nossas crianças e da comunidade onde
vivem.
O município do Rio de Janeiro será
palco de importantes eventos mundiais o que nos leva a considerar a importância
da nossa participação enquanto cidadãos cariocas, vivenciando uma série de
mudanças na paisagem natural e urbana, inseridos neste contexto de inovações
tecnológicas que revolucionam a vida cotidiana da nossa cidade e dos indivíduos
que nela residem.
A
escolha da temática “Rio de Janeiro” envolve a princípio o conhecimento e a descoberta,
de modo global, da cidade onde moramos, em que nós educadores, devemos
mostrar/trabalhar o dito “desconhecido” com as crianças da creche extrapolando essas informações a nossa
comunidade. Propor momentos de curiosidades, de descobertas e também de
experimentos e vivências, conhecendo em pouco das histórias, das nossas origens
“cariocas”, apresentando as crianças as ferramentas necessárias para conhecerem
sua formação, sua história familiar, religiosa, pessoal, local e cultural.
Esses
são os fatores, que hoje, constroem esse “Eu” capaz de criar o “Nós”. O “Nós”
família, o “Nós” Acalanto, o “Nós” Rio de Janeiro.
A
novidade encanta as crianças. Quando somos capazes de engendrar à rotina da
creche o novo, a fantasia, o lúdico, promovemos seu desenvolvimento de maneira
definitiva. Enchemos o “tudo que elas precisam” de “tudo o que elas querem”.
Por
essa razão, cada atividade desenvolvida de acordo com a matriz curricular precisa
conter essa “novidade” que personificamos com os projetos. Ao tratar do Rio de
Janeiro, tudo pode ser relacionado ao lugar que moramos, as coisas que nele
vimos e as pessoas que aqui vivem conosco.
OBJETIVO GERAL
Promover
junto às crianças o reconhecimento político, histórico, geográfico e social do município do Rio de Janeiro. Par tal, partiremos das
perspectivas das crianças para abordar os diferentes espaços presentes em nosso
município como o escolar, familiar, rural, urbano e suburbano, abordando às condições que
incidem sobre esses espaços, aos elementos que o constituem, condicionam,
determinam e transformam. De modo que as crianças possam se reconhecer como sujeitos
de lugares e de contextos, situados no tempo em que agem.
Segundo BABOSA & HORN (2008):
A aprendizagem somente será
significativa se houver a elaboração de sentido e se essa atividade acontecer
em um contexto histórico e cultural, pois é na vida social que os sujeitos
adquirem marcos de referência para interpretar as experiências e aprender a
negociar os significados de modo congruente com as demandas da cultura.
Considerando esse pressuposto, o presente projeto foi elaborado com base
nos princípios educativos desta Secretaria Municipal de Educação, e dividido em
três eixos, descritos abaixo, que se desdobram em subprojetos, de modo a
atingir os objetivos propostos.
1º TRIMESTRE: O Rio que Eu vejo –
fevereiro a abril
Identificar
o lugar em que vivemos, conhecer e comparar as semelhanças e diferenças das
paisagens, bem como suas relações com o trabalho, lazer e cultura em diferentes
modos de vida.
Culminância: O
MAR na Acalanto: Exposição de trabalhos de artes (maquetes, pinturas do Rio)
2º Trimestre: O Rio em
transformação: eu reaproveito – maio a agosto
Refletir
sobre o tempo histórico por meio do recorte (foco) das brincadeiras, levantando
as diferenças do modo de brincar de hoje e da época dos nossos pais e avós.
Conhecer
e comparar as semelhanças e diferenças das paisagens, bem como suas relações
com o trabalho, lazer e cultura em diferentes modos de vida.
Desenvolver
hábitos que priorizem o reaproveitamento de
materiais/alimentos/matérias-primas, construindo objetos de uso coletivo com
materiais recicláveis a partir da exploração conceitual dos 3 Rs (Reduzir,
Reciclar e Reutilizar)
Culminância:Exposição:
“Reciclar é uma questão de Acalantar: O Rio precisa disto!” brinquedos,
comidas, objetos/coisas, ervas/chás. Caderno de receitas e degustação para os
pais.
3º Trimestre: O Rio que nós curtimos – setembro a dezembro
Apresentar
lugares que ofereçam diversão, arte e entretenimento como museus, parques,
shoppings, praças e jardins, destacando instituições que privilegiam eventos
valorizando a cultura e a arte popular como o CCBB, Jardim Botânico, Parque
Lage, Quinta da Boa Vista, Parque de Madureira e criando um roteiro de
sugestões a eventos/passeios de baixo custo incentivando, facilitando e
orientando o acesso à cultura;
Valorizar
a arte no Rio de Janeiro através de diferentes tipos de materiais e expressões
artísticas;
Resgatar
o jogo e a brincadeira carioca
Apresentar
a diversidade de esportes e esportistas campeões do Rio;
Culminância: Papai
Noel carioca vem a creche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário